quinta-feira, 9 de maio de 2013

Audiência Publica contra a violência obstétrica, pelo respeito ao parto e ao nascimento


Venha Participar desse momento histórico!





Você sabe o que e violência obstétrica?

Toda agressão física ou verbal sofrida pelas mulheres antes, durante ou depois do parto. Esse tipo de violência é mais comum do que nos queremos acreditar. A Violência obstétrica inclui uma serie de tratamentos desrespeitosos, que vão desde piadinhas e comentários maldosos e preconceituosos ao completo desrespeito e intervenções medicas feitas contra a vontade da mãe durante o parto. No Brasil milhares de mulheres e bebes sofrem esse tipo de violência  Se você passou por uma situação semelhante denuncie e ajude a acabar com esse tipo de violência. 

Abaixo um trecho de uma lista bem detalhada com exemplos de violências obstétricas. 

- Tratar uma mulher em trabalho de parto de forma agressiva, não empática, grosseira, zombateira, ou de qualquer forma que a faça se sentir mal pelo tratamento recebido.
- Tratar a mulher de forma inferior, dando-lhe comandos e nomes infantilizados e diminutivos, tratando-a como incapaz.
- Submeter a mulher a procedimentos dolorosos desnecessários ou humilhantes, como lavagem intestinal, raspagem de pelos pubianos, posição ginecológica com portas abertas.
- Impedir a mulher de se comunicar com o “mundo exterior”, tirando-lhe a liberdade de telefonar, usar celular, caminhar até a sala de espera ETC.
- Fazer graça ou recriminar por qualquer característica ou ato físico como por exemplo obesidade, pelos, estrias, evacuação e outros.
- Fazer graça ou recriminar por qualquer comportamento como gritar, chorar, ter medo, vergonha etc.
- Fazer qualquer procedimento sem explicar antes o que é, por que está sendo oferecido e acima de tudo, SEM PEDIR PERMISSÃO.
Leia a lista completa no blog Estuda, Melania, Estuda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Duvidas, sugestões? Deixe seu comentário que em breve iremos lhe responder.